top of page
tai-s-captures-Lhb-zwQ-QGI-unsplash.jpg

EQUIPA

A equipa do EQUALS4COVID19 é constituída por investigadores do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, sendo altamente qualificada, multidisciplinar e internacional.

VioletaAlarcão_FOTO.jpg

VIOLETA ALARCÃO
INVESTIGADORA PRINCIPAL

  • LinkedIn

Socióloga. Licenciada e doutorada em Sociologia, tem vasta experiência como socióloga da saúde e em investigação clínica e epidemiológica. Foi investigadora do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) de 2004 a 2019, onde participou e foi responsável por vários projetos. Atualmente, é Investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte e colabora como investigadora no Instituto de Saúde Ambiental da FMUL. Os seus interesses de investigação são múltiplos e interdisciplinares, tendo vindo crescentemente a incluir temas como a saúde, género e etnicidade, numa perspetiva interseccional.

 

FERNANDO LUÍS MACHADO
CO-INVESTIGADOR PRINCIPAL

  • LinkedIn

Sociólogo. Nasceu em Luanda, Angola, em 1959. Licenciado e doutorado em Sociologia pelo Iscte. Professor Associado do Departamento de Sociologia do Iscte e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). Foi vice-reitor da Investigação e membro do Conselho Geral do Iscte. Foi diretor do CIES-Iscte e diretor do Doutoramento em Sociologia do Iscte. Fundou e foi o primeiro diretor da Editora Mundos Sociais. Tem um extenso registo de investigação e publicação nos domínios das classes sociais e desigualdades; migrações e etnicidade; juventude; sociologia da sociologia; valor económico e cultural da língua portuguesa. Iniciou a sua atividade profissional no Instituto de Estudos para o Desenvolvimento (1984-86) e foi contratado como assistente estagiário pelo Iscte em 1985. Foi estagiário de investigação no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (1987-89).

 

IMG_1985 (2).jpg
avirgolino.jpg

ANA VIRGOLINO
INVESTIGADORA

  • LinkedIn

Psicóloga clínica e da saúde. Trabalha atualmente como investigadora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Tem colaborado, desde 2013, com o Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública e, mais recentemente, com o Instituto de Saúde Ambiental da mesma faculdade. Ao longo dos últimos anos, tem sido responsável pela gestão e supervisão de diversos projetos científicos nas áreas da saúde pública, saúde mental e epidemiologia, supervisionando estudantes pós-graduados e estágios. Tem também estado envolvida em várias tarefas de análise de dados qualitativos e quantitativos, desde a revisão de literatura à escrita científica. Antes do ingressar na Faculdade de Medicina, exerceu prática clínica de psicologia, colaborando com serviços de apoio à comunidade.​​

ASTRID VICENTE
INVESTIGADORA

  • LinkedIn

Licenciada em Bioquímica e doutorada em Biologia Molecular, é professora associada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e coordenadora do Grupo de Investigação Biomédica e Translacional do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas. É também coordenadora do Departamento de Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Investigadora principal ou co-investigadora de vários projetos nacionais e internacionais na área das doenças não-transmissíveis e medicina personalizada.

 

avatar_hu6e265ba92dfd5e81d418ef9a6e719e35_226487_270x270_fill_q90_lanczos_center.jpg
Foto Julia.jpg

JULIA NEVES
INVESTIGADORA

  • LinkedIn

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1986. Ingressou na faculdade de Psicologia da Universidade Federal Fluminense em 2005, tendo realizado estágios em psicologia clínica em ambulatórios e na área da saúde mental na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Em 2019 ingressa no Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais, no Iscte (Lisboa) e ao longo deste percurso integrou a equipa do projeto FEMINA - Fecundidade, Imigração e Aculturação (PTDC/SOC-SOC/30025/2017), na colaboração da recolha e análise dos dados. Nesse contexto desenvolveu sua dissertação de mestrado (2021), que propõe uma análise interseccional das narrativas de mulheres imigrantes cabo-verdianas que se tornaram mães em Portugal, sobre suas gravidezes não planeadas. 

MARIA JOÃO HEITOR
INVESTIGADORA

  • LinkedIn

Médica psiquiatra. Doutorada em Medicina, na especialidade de Medicina Preventiva e Saúde Pública. Assistente graduada sénior de Psiquiatria, diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental e do Serviço de Psiquiatria do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, sendo também presidente da Comissão de Ética. Investigadora do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental. Foi diretora de serviços de psiquiatria e saúde mental da Direção-geral de Saúde (DGS), representante do Ministério da Saúde e da DGS em comissões de grupos de trabalho interministeriais, representante junto da Organização Mundial de Saúde e Comissão Europeia para assuntos de saúde mental e problemas ligados ao álcool. Foi ainda assessora do conselho diretivo e responsável pela Unidade de Promoção da Saude do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

 

Maria Joao Heitor8 (1).jpg
Miodraga Stefanovska Petkovska-picture.jpg

MIODRAGA STEFANOVSKA-PETKOVSKA
INVESTIGADORA

  • LinkedIn

Socióloga médica. Investigadora do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Especializou-se em determinantes individuais e económicos da reforma e recebeu um diploma de mestrado honorário em administração de empresas com uma investigação sobre o bem-estar na população trabalhadora envelhecida. Desenvolveu parte de seus estudos de doutoramento na Universidade de Staffordshire, Reino Unido, enquanto investigadora do Open Society Institute, com o tema da confiança económica e cooperação entre minorias religiosas e étnicas.

Obteve um doutoramento em ciências sociais e questões de género com o tema Discriminação e Desigualdades em Saúde. É certificada em Estatística aplicada à saúde pela Universidade de Oxford. A sua área de investigação centra-se na área da sociologia médica, mais especificamente na intersecção entre trabalho, saúde e vida pessoal.

OSVALDO SANTOS
INVESTIGADOR

  • LinkedIn

Psicólogo clínico e da saúde, psicoterapeuta. Mestre em Psicologia da Saúde. Investigador do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública e do Instituto de Saúde Ambiental, ambos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Assistente Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, lecionando em áreas da psicologia da saúde, métodos quantitativos e métodos qualitativos, aplicados a diferentes áreas da epidemiologia e da saúde. Tem desenvolvido vários projetos científicos, também a nível internacional, em diferentes áreas da epidemiologia, psicologia da saúde e saúde ambiental.

 

Osvaldo.jpg
foto.jpg

PEDRO CANDEIAS
INVESTIGADOR

  • LinkedIn

Sociólogo. Licenciado e Mestre em Sociologia pelo Iscte. Recém-doutorado em Sociologia no ICS-UL (2021), no âmbito do Programa Doutoral em Migrações da Universidade de Lisboa. É investigador associado do Observatório da Emigração e investigador no Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina de Lisboa, onde integra a equipa do projeto Fecundidade, Imigração e Aculturação: Abordagem interseccional das experiências e expectativas de saúde sexual e reprodutiva em Famílias Cabo-verdianas e Portuguesas (PTDC/SOC-SOC/30025/2017). Colaborou em projetos de investigação e publicações sobre imigração, emigração, minorias étnicas e toxicodependentes.

 

RICARDO R. SANTOS
INVESTIGADOR

  • LinkedIn

Biólogo. Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Mestre em Comunicação de Ciência pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FSCH) e pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade NOVA de Lisboa. Tem ainda o curso complementar em Filosofia, pela FCSH/NOVA, e pós-graduação em Bioética, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É, atualmente, investigador no Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e no Laboratório Associado TERRA. Foi investigador no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e no Centro de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

 

DSC02456-scaled.jpg
IMG_6627.jpg

SÓNIA PINTASSILGO
INVESTIGADORA

  • LinkedIn

Socióloga e demógrafa. É professora auxiliar no Iscte, onde leciona e coordena Unidades Curriculares de Sociologia e Demografia em diferentes cursos. É investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), na linha de investigação Família, Gerações e Saúde. Co-coordena o Laboratório de Estudos Sociais sobre o Nascimento - nascer.pt. Os principais interesses de investigação centram-se nas áreas da Demografia, Sociologia da População e Sociologia do Nascimento e da Maternidade.

 

TERESA CALDAS DE ALMEIDA
INVESTIGADORA

  • LinkedIn

Médica. Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada em Gestão dos Serviços de Saúde pelo Iscte. É assistente graduada da carreira média de Saúde Pública, com o grau de consultora em Saúde Pública, e detentora da competência em gestão dos serviços de saúde, atribuída pela Ordem dos Médicos. É, atualmente, coordenadora da Unidade de Promoção da Saúde do Departamento de Promoção da Saúde do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

 

avatar_hu1247c66516f7dc283525d8c9a68aeef0_19229_270x270_fill_q90_lanczos_center.jpg
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
bottom of page